GETTEN promove 1ºEncontro de Teatros Negro do Portal do Sertão
Programação é gratuita e diversificada
O Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro (GETTEN) de Feira de Santana, realizará “1º Encontro de Teatros Negro do Portal do Sertão” (ETENPS), no dias 29 e 30 de novembro, no Museu de Arte Contemporrânea (MAC), das 13h ás 17h. A programação é gratuita, e possui uma diversidade de ações como oficinas, minicursos, apresentações teatrais, dentre outros.
Em sua primeira edição, o ETENPS trabalha o tema: PRETAgonizando nossas histórias e ABRINDO caminhos para outros corpos pretos na CENA: a essência de José Guedes. A iniciativa vai prestar homenagem ao ator, diretor e produtor cultural José Guedes, com entrega dos Troféus de Teatros Negro — ação que finaliza o 2º ano do Ciclo Formativo em Teatros Negro, e prepara para o 1ºFestival de Teatros Negro de Feira de Santana – FETENFS em 2025.
As inscrições para as oficinas e minicursos acontecem no local com limite de vagas, com direito a certificação.
Essa atividade finaliza o 2º ano do Ciclo Formativo em Teatros Negro, com o intuito de iniciar produções teatrais nesta linha e comemorar os 80 anos do Teatro Experimental do Negro (TEN), e o GETTEN, vinculado ao Projeto Afro- Literário Leitura Negra (PLEN).
Sobre o Projeto Afro-Literário Leitura Negra:
Criado em 2021, o PLEN é um projeto do EIXO da Educação, Educação AFIRMATIVA e Afro – Literatura, no modelo não formal e SUB – EIXOS – Cultura e Teatros Negro, com o objetivo de promover a formação antirracista, permanente e continuada de pessoas pretas e não pretas, por meio do estudo e pesquisa de autores/escritores negros, negras, suas obras e teatro.
Idealizado e coordenado pelo Engenheiro Agrônomo Roberto Neto, que é ator, técnico em teatro, estudante de licenciatura em Teatro pela UFBA, pesquisador dos Teatros feirenses/negros e idealizador do ETENPS, ENENPS e da Menção Honrosa Dra. Ivannide Santa Bárbara de Educação Afirmativa.
Sobre o GETTEN:
Criado em 2021, o GETTEN é uma das extensões formativas do Projeto Afro-Literário Leitura Negra, idealizado e coordenado por Roberto Neto, idealizador dos projetos teatrais: 1º Encontro de Teatros Negro do Portal do Sertão – ETENPS e 1º Festival de Teatros Negro do Portal do Sertão – FETENPS.
As atividades formativas incluem cines, oficinas, minicursos e rodas de conversa, muitos já realizadas em 2023, além do estudo e pesquisa – Ação permanentes, que fazem parte do CICLO FORMATIVO em Teatros Negro, movimento preparatório para aglutinar futuros atuantes, tendo previsão de início das primeiras montagens para 2025.
Siga Sertão Pop nas redes sociais e fique atualizado: @sertaopop
Publicar comentário