Espetáculo “Encarceradas” em cartaz no Teatro do Cuca neste final de semana
“Encarceradas” completa uma década em cartaz e comemora com retorno aos palcos.
Completando 10 anos e com um currículo que chama atenção, o espetáculo “Encarceradas” volta em cartaz nos dias 25 e 26 de outubro de 2024, ás 20h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), finalizando a 1ª Mostra Recorte de Teatro em celebração aos 10 anos do grupo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro nos dias das apresentações, com valores promocionais.
A obra escrita e dirigida por Fernando Souza retrata o esquecido ambiente carcerário feminino, foi aos palcos pela primeira vez no ano de 2014. Segundo o direitor, o espetáculo passou por algumas mudanças para essa temporada, com novidades no texto e uma nova personagem na cela: Joana do Crato.
“Numa sociedade machista onde a mulher busca direitos e ainda é oprimida e não é valorizada, existem aquelas esquecidas e abandonadas, as presas. Muitas histórias por trás das grades. De forma realista e espontânea, o espetáculo quebra a quarta parede e convida o público a sentir junto com o elenco cada momento da narrativa, passeando entre risos, drama e muita emoção.”, declara Fernando Souza.
Em 10 anos de existência, o espetáculo já teve participação no Fenatifs; no Festival Mostra do Interior promovido pelo Prêmio Brasken de Teatro — do qual recebeu indicação como melhor espetáculo do interior em 2018 —; Novembro Negro promovido pela Funceb; Projeto Quarta em Feira; Mostra Aldeia Sesc Olhos D`água; Sesc em Cena; e, em 2016, foi o primeiro espetáculo na Bahia a ser encenado no conjunto penal de Feira de Santana.
Não bastasse tudo isso e para além dos palcos, o espetáculo Encarceradas foi usado como base para a tese de doutorado da professora Urânia Santa Rosa sobre mulheres em cárcere e educação. E a partir de 2025, a obra teatral estará nos livros didáticos de todo o Brasil para alunos do Eja, pela editora Moderna.
(Foto: Divulgação)
Publicar comentário