Espetáculo “Encarceradas” em cartaz no Teatro do Cuca neste final de semana

Espetáculo "Encarceradas" em cartaz no Teatro do Cuca neste final de semana

Espetáculo “Encarceradas” em cartaz no Teatro do Cuca neste final de semana

“Encarceradas” completa uma década em cartaz e comemora com retorno aos palcos.

Completando 10 anos e com um currículo que chama atenção, o espetáculo “Encarceradas” volta em cartaz nos dias 25 e 26 de outubro de 2024, ás 20h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), finalizando a 1ª Mostra Recorte de Teatro em celebração aos 10 anos do grupo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro nos dias das apresentações, com valores promocionais.

A obra escrita e dirigida por Fernando Souza retrata o esquecido ambiente carcerário feminino, foi aos palcos pela primeira vez no ano de 2014.  Segundo o direitor, o espetáculo passou por algumas mudanças para essa temporada, com novidades no texto e uma nova personagem na cela: Joana do Crato.

“Numa sociedade machista onde a mulher busca direitos e ainda é oprimida e não é valorizada, existem aquelas esquecidas e abandonadas, as presas. Muitas histórias por trás das grades. De forma realista e espontânea, o espetáculo quebra a quarta parede e convida o público a sentir junto com o elenco cada momento da narrativa, passeando entre risos, drama e muita emoção.”, declara Fernando Souza.

Em 10 anos de existência, o espetáculo já teve participação no Fenatifs; no Festival Mostra do Interior promovido pelo Prêmio Brasken de Teatro — do qual recebeu indicação como melhor espetáculo do interior em 2018 —; Novembro Negro promovido pela Funceb; Projeto Quarta em Feira; Mostra Aldeia Sesc Olhos D`água; Sesc em Cena; e, em 2016, foi o primeiro espetáculo na Bahia a ser encenado no conjunto penal de Feira de Santana.

Não bastasse tudo isso e para além dos palcos, o espetáculo Encarceradas foi usado como base para a tese de doutorado da professora Urânia Santa Rosa sobre mulheres em cárcere e educação.  E a partir de 2025, a obra teatral estará nos livros didáticos de todo o Brasil para alunos do Eja, pela editora Moderna.

(Foto: Divulgação)

Publicar comentário