Editais da PNAB Bahia chegam a quase 10 mil projetos inscritos

editais

Editais da PNAB Bahia chegam a quase 10 mil projetos inscritos

Editais reforçam inclusão, diversidade e fomento à cultura em todo o estado

Os agentes culturais baianos inscreveram 9.940 projetos nos 29 editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA). As propostas contemplam todos os 27 Territórios de Identidade e 359 municípios, incluindo Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, que lideram o número de submissões.

O Secretário de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a relevância da PNAB para a democratização da cultura na Bahia: “A inscrição de quase 10 mil projetos mostra a importância dessa política, que fortalece a realização de iniciativas e impulsiona o desenvolvimento econômico da cultura em nosso estado”.

Diversidade e inclusão como pilares

A PNAB Bahia adota ações afirmativas para promover inclusão e distribuição equitativa de recursos. Os editais incluem cotas de 50% para pessoas negras, 10% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Projetos de mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, jovens, idosos, moradores de rua e egressos do sistema prisional recebem pontuação adicional.

Entre os inscritos, 65,96% são pessoas físicas, 22,56% pessoas jurídicas e 11,48% grupos sem CNPJ. Quanto ao gênero, 53,8% são homens cisgêneros, 43,5% mulheres cisgêneras e 2,73% pessoas trans e não-binárias.

Segmentos e propostas

Os editais abarcam sete segmentos culturais. O de Fomento às Artes concentrou o maior número de inscrições (5.084), seguido por Identidades e Saberes (1.734) e Livro, Leitura e Memória (1.087). Outros segmentos incluem Formação, Museus e Patrimônio, Economia Criativa e Cultura Viva.

Próximos passos

Com o fim do prazo de inscrições, os projetos passam pela fase de análise, seleção e habilitação. Para garantir a efetividade das ações afirmativas, iniciou-se o processo de heteroidentificação para inscritos autodeclarados negros, medida que segue até 25 de novembro de 2024.

*com informações SECULT-BA

(Foto: Lucas Rosário/SecultBa)


Siga Sertão Pop nas redes sociais e fique atualizado: @sertaopop

Publicar comentário