Escritor baiano se candidata a Academia Brasileira de Letras

escritor baiano

Escritor baiano se candidata a Academia Brasileira de Letras

Autor pretende destacar a relevância da Bahia na literatura nacional

O escritor baiano João Calazans Filho oficializou sua candidatura à cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL), anteriormente ocupada pelo poeta Antônio Cícero.

Na disputa pela vaga, Calazans afirmou que busca não apenas ocupar a cadeira, mas também destacar a relevância da Bahia na literatura nacional. “Assumir a cadeira 27 não é apenas um anseio pessoal, mas uma oportunidade de dar centralidade à contribuição cultural da Bahia para a perpetuação de uma literatura que, como diria Jorge Amado, ‘é feita para o povo e pelo povo’. Espero trazer uma visão que honre o legado de Antônio Cícero e valorize a diversidade cultural do nosso país”, declarou.

Mesmo residindo longe da sede da ABL, o escritor baiano disse sentir afinidade com os outros candidatos, destacando o compromisso coletivo com a língua portuguesa e a difusão da literatura do país.

Autor de 51 livros traduzidos para 10 idiomas e distribuídos em mais de 160 países, Calazans é reconhecido como um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea, com obras profundamente conectadas às tradições culturais do Nordeste.

Calazans, que frequentemente explora temas regionais em sua obra, como o cotidiano e a história do povo cacaueiro da Bahia, segue a tradição de autores como Jorge Amado e Adonias Filho. Sua carreira começou com o livro “Dúvidas & Desejos” e inclui títulos como “O Beco”, “Rio Sol – Uma História de Fé”, “Cortina de Fumaça” e “A Salamandra”. Também se destaca na literatura infantojuvenil com “O Pé de Cacau Encantado”, obra indicada ao Prêmio Jabuti.

*com informações Bahia Notícias

(Foto: Divulgação)


Siga o Sertão Pop no Instagram: @sertaopop

Publicar comentário